Plano de Metas e Ações - 2016

PLANO DE METAS E AÇÕES - 2016

 INTRODUÇÃO
O Plano de Metas e Ações do Grupo Escoteiro Águias da Noite tem por objetivo definir os objetivos, traçar as metas, bem como estratégias e ações práticas que permitam a conquista de tais objetivos e metas. Ao elaborar o Plano de Metas e Ações, tomamos consciência do que é o Grupo Escoteiro atualmente e onde se pretende chegar ao final do próximo ano, contando para isso com a colaboração de escotistas de todas as seções, dos dirigentes, e dos pais, para que o mesmo fosse abrangente, porém viável e sempre mirando no desenvolvimento e crescimento do nosso Grupo Escoteiro.  O Plano de Metas Será pautado em 6 pontos principais: Programa Escoteiro, que compreende as atividades que o grupo oferece aos seus membros juvenis e o modo segundo o qual elas se desenvolvem. Valores, que se refere à postura educacional dos adultos que dirigem e aplicam o programa. Captação e formação de adultos, que se refere ao incremento de membros adultos, isto é, chefes e dirigentes responsáveis pela gestão e a aplicação do método. Gestão, onde se agrupam as tarefas de organização e administração.  Recursos financeiros, que diz respeito à obtenção e administração desses recursos financeiros. Crescimento, que se refere ao aumento do efetivo do Grupo Escoteiro.

1 - PROGRAMA ESCOTEIRO

Metas:
1 - Utilizar, nas atividades, 50% de idéias fornecidas pelos membros juvenis, na Alcatéia, 60% no Ramo Escoteiro, 70% no Ramo Sênior. 


Ações:
1 - Ouvir e observar os membros juvenis identificando seus anseios e preferências; 

2 - Colocar em funcionamento o Conselho de Primos, as Cortes de Honra e o Conselho do Clã, através de reuniões periódicas mensais. 

Responsáveis: 
1 - Chefia de Seção.


Metas:
2 - Levar 80% dos lobinhos escoteiros e sêniores a conquistarem pelo menos 2 especialidades;

3 - 20% dos Lobos a conquistarem a 2ª Estrela, e pelo menos 1/3 de escoteiros e sêniores completarem a primeira etapa de sua progressão;

4 - Disponibilizar na Sede, uma pequena Biblioteca (conjunto de livros de etapas), por célula de seção (patrulha, matilha ou equipe de interesse);

5 - Habituar o membro juvenil para o acesso constante ao Meu SIGUE, para acompanhamento e consultas;
Ações:
1 - Destinar um horário antes do início ou após o término da reunião semanal, exclusivamente para etapas de classe, sempre sob a supervisão de um Chefe;

2 - Entregar a cada membro juvenil o mapa de etapas completo do ramo ao qual ele pertence além de explicar e estimular o uso do aplicativo de progressão do ramo;

3 - Destinar pelo menos 20 minutos de cada reunião para o adestramento de monitores;

4 - Introduzir em todas as atividades de sede e externas, pelo menos 1 item de progressão do respectivo ramo;

5 - Adquirir pelo menos um livro de etapas por ramo;

6 - Realizar, ao menos 1 atividades específicas para graduados de cada ramo e seção;

7 - Oferecer, nas primeiras atividades do ano, conhecimentos sobre os aplicativos de progressão e sobre o Meu SIGUE.

Responsáveis: 
1 - Diretoria Técnica;
2 - Chefia de Seção.
Metas:
6 - Incluir uma atividade de caráter reflexivo a cada 2 atividades desenvolvidas para todas as seções.
Ações:
1 - Criar um horário específico durante as reuniões normais para atividades reflexivas;

2 - Desenvolver jogos reflexivos. Utilizar, além de jogos, dinâmicas de grupo, textos, etc.
Responsáveis: 
1 - Diretoria Técnica;
1 - Chefes de Seção.
Metas:
7 - Planejar todas as atividades e realizar 80% de tudo o que for planejado para elas, não adiar nenhuma atividade, tolerar um atraso máximo de 10 minutos e contar com pelo menos 50% da chefia de ramo em toda atividade de todas as seções;

8 - Registrar 100% das atividades, bem como a freqüência dos membros adultos e juvenis no SIGUE, para cada seção.

Ações:
1 - Fazer um planejamento mais racional, programando apenas atividades que possam ser viabilizadas e sempre de acordo com o sistema de progressão de cada ramo;

2 - Finalizar o planejamento de todas as atividades com pelo menos duas semanas de antecedência;

3 - Ter maior rigor no cumprimento dos horários e datas. Fazer valer a tolerância máxima de 10 minutos no horário;

4 - Fazer dos chefes exemplo de pontualidade e participação.
Responsáveis: 
1 - Chefia de Seção;

2 - Diretoria Técnica.


Metas:
9 - Ter em cada seção um responsável para registrar em fichas próprias, e especialmente no SIGUE, incluindo os registros previstos pelo POR, como fichas modelo 100 e 120, certificados, etc.;

10 - 2/3 dos Escotistas devem dominar conhecimentos básicos para a utilização do SIGUE.
Ações:
1. Não entregar nenhum distintivo sem o respectivo certificado e o seu registro;

2. Criar um sistema de registro por seção, considerando-se suas peculiaridades - SIGUE;

3. Afixar quadros murais de evolução de adestramento de todas as seções;

4. Oferecer curso para os membros adultos aprenderem a utilizar com desenvoltura o SIGUE.

Responsáveis: 
1 - Chefia de Seção;

2 - Diretoria Técnica;

3 - Diretoria Administrativa.

2 - CAPTAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS

Metas:
11 - Recrutar e trazer para atuarem como colaboradores/instrutores, um casal de pais e um antigo membro do Grupo Escoteiro por seção. 

Ações:
1 - Realizar levantamento de dados de todos os candidatos em potencial;

2 - Implementar um mecanismo de comunicação especialmente dirigido aos Pais (panfleto explicativo);

3 - Produção de um vídeo institucional, palestras e entrevistas com intuito de informação preliminar acerca do Grupo e Movimento Escoteiro;

4 - Convidar antigos membros do movimento escoteiros para participarem como instrutores/colaboradores em atividades das seções;

5 - Criação do Clube da Flor de Lis;

6 - Convocar um ou mais casais de pais para colaborarem em cada atividade do Grupo Escoteiro.

Responsáveis: 
1 - Chefes de Seção;

2 - Diretoria Administrativa;

3 - Diretoria Técnica.

Metas:
12 - Reconhecer, através de concessão de Medalhas de Bom Serviços e de Gratidão e de Diplomas de Mérito as ações dignas de tal, por ocasião do aniversário do Grupo. 

Ações:
1 - Levantamento de tempo de participação de Escotistas no Grupo; 

2 - Levantamento de todos aqueles que contribuíram significativamente com o grupo e nunca foram reconhecidos;

3 - Estabelecer parâmetros para tais concessões e incluí-las no Regulamento Interno do Grupo Escoteiro.

Responsáveis:
1 - Diretoria Administrativa;

2 - Diretoria Técnica.
Metas:
13 - Programação de uma atividade anual com os pais para auxiliarem nas atividades educadoras do movimento escoteiro;

14 - Estruturação e entrada em funcionamento dos Conselhos de Pais em cada Ramo;

15 - Realização de 1 acampamento de Pais. 

Ações:
1 - Manter encontros informais por seção, a cada bimestre, com os pais para conhecer suas necessidades e fortalecer os laços de confiança;

2 - Operacionalização do Conselho de Pais;

3 - Realização de atividade para os pais, com programação voltada para a demonstração do programa e método escoteiro. 

Responsáveis: 
1 - Diretoria Administrativa;

2 - Diretoria Técnica;

3 - Chefes de seção.


Metas:
16 - No mínimo 2 Chefes cada Seção com o Curso Básico concluído;

17 - No mínimo 2 Assistentes de cada sessão com o Curso Preliminar concluído;

18 - Pelo menos 1 membro da diretoria com o Curso Básico concluído. 

Ações:
1 - Estimular e valorizar a participação de todos os membros adultos no processo de formação;

2 - Manter boas relações com os Assessores de Formação Pessoal;

3 - Subsidiar os custos de inscrição e transporte dos membros adultos nos cursos de formação; 

Responsáveis:
1 - Diretoria Administrativa; 

2 - Diretoria Técnica;

3 - Chefes de seção.


3 - VALORES

Metas:
19 - Incluir no Regimento Interno, todas as normas informais de conduta a serem adotadas;

20 - Realizar Seminários semestrais, com dinâmicas de grupo de capacitação e auto-avaliação.

Ações:
1 - Compilar as normas de trabalho em grupo e convivência;

2 - Apresentar à chefia, um estudo dirigido de auto-avaliação, no 1º Seminário.
Responsáveis:
1 - Presidência; 

2 - Diretoria Técnica; 

3 - Diretoria Administrativa;


Metas:
21 - Incluir no Regimento Interno, o protocolo (cerimonial) de Reuniões. 

Ações:
1 - Compilar o nosso protocolo de reuniões, organizá-lo e ampliá-lo se julgarmos necessário;

2 - Criar novas opções para o desenvolvimento da reunião a título de reflexão e sugestões práticas. 

Responsáveis: 
4 - Presidência;

5 - Diretoria Técnica.


4 - GESTÃO

Metas:
22 - Possuir pelo menos na Alcatéia e na Tropa Escoteira, um Conselho de Pais com participação de pelo menos 50% do efetivo. 

Ações:
1 - Realizar uma reunião de pais por Seção para apresentação do projeto e eleição dos representantes;

2 - Elaborar um Quadro Funcional-Informativo;

3 - Definir objetivos e finalidades do Conselho de Pais. 

Responsáveis: 
1 - Chefes de Seção; 

2 - Diretoria Técnica.
Metas:
 
23 - Recuperar, junto aos Seniores a realização de atividades externas, junto à comunidade;

24 - Planejar e executar pelo menos uma atividade anual de grupo com objetivo de mostrar o escotismo à comunidade;

25 - Registrar (fotos, vídeos, depoimentos) todas as atividades, publicando e divulgando nos diversos meios de comunicação. 

Ações:
1 - Executar pelo menos uma atividade social e uma atividade comunitária no ramo Sênior;

2 - Planejar e executar uma atividade de exteriorização que envolva todo o Grupo;

3 - Criação ou adaptação de um folheto/informativo sobre Escotismo. 

Responsáveis:
1 - Chefes de Seção; 

2 - Diretoria Técnica;

3 - Presidência.


5 - RECURSOS FINANCEIROS

Metas:
26 - Ter todo o material do grupo cadastrado, registrado e com controle patrimonial em dia. 

Ações:
1 - Nomear uma pessoa responsável pelo Patrimônio;

2 - Organizar e registrar os bens;

3 - Criar uma sistemática de controle do material de uso comum do grupo;

4 - Registrar o material da diretoria e de uso geral do grupo em livro de patrimônio;

5 - Normatizar a utilização do material e lançar estas normas no Manual de Procedimentos e Normas;

6 - Providenciar/construir local adequado para o depósito dos materiais.

Responsáveis: 
1 - Diretoria Administrativa;

2 - Diretoria de Patrimônio;

3 - Presidência; 


4 - Chefes de Seção. 


Metas:
27 - Possuir uma fonte fixa de renda mensal além das mensalidades;

28 - Promover no mínimo 2 campanhas financeiras com objetivos específicos;

29 - Ter um Relações Públicas que levante patrocínios, doações e contribuições junto a empresas ou órgãos públicos e pessoas da comunidade.

Ações:
1 - Montar uma lojinha de souvenirs escoteiros (bottons, camisetas, bonés, etc.);

2 - Planejar e executar 2 campanhas financeiras;

3 - Treinar e nomear um Relações Públicas. 

Responsáveis:
1 - Diretoria Financeira;

2 - Presidência.

Metas:
30 - Conseguir doação de materiais de construção;
31 - Desmanchar e aproveitar o material da sede do Muquifo;

32 - Construir um espaço adequado para guardar os materiais do Grupo;

33 - Construir espaço específico para as atividades da alcatéia.
Ações:
1 - Organizar campanha de doação com os pais;

2 - Organizar mutirão para os trabalhos no muquifo;

3 - Contratar os serviços técnicos para fazer um projeto para a construção da sede;

4 - iniciar a construção da Sede.

Responsáveis:
1 - Diretoria Financeira;

2 - Presidência;

3 - Diretoria Administrativa;

4 - Chefes de Seção.

6 - CRESCIMENTO

Metas:
 34 - Conseguir mais 2 membros adultos em cada seção e mais 2 membros adultos atuando na diretoria. 

Ações:
1 - Fazer um levantamento de membros adultos com características, na comunidade;

2 - Convidar pessoas da comunidade com perfil adequado, e também antigos escoteiros;

3 - Estimular os pais dos membros juvenis a participarem como colaboradores nas atividades do Grupo.

Responsáveis:
1 - Diretoria Administrativa;

2 - Chefes de Seção.
Metas:
35 - Conseguir completar 4 matilhas de lobos, 24 lobinhos;

36 - Conseguir no mínimo 3 patrulhas de escoteiros, 18 escoteiros;

37 - Conseguir no mínimo 2 patrulhas de Seniores, 10 Seniores.
Ações:
1 - Divulgação da abertura de matrículas na primeira semana de fevereiro;

2 - Realizar reunião informativa para pais que demonstraram interesse na participação de seus filhos;

3 - Mostrar mais o Grupo, realizando atividades junto à comunidade;

4 - Diversificar as atividades internas e externas, tornando-as mais atrativas aos membros juvenis.

Responsáveis:
1 - Presidência;
2 - Diretoria Administrativa;

3 - Chefes de Seção.






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